Muitos empresários chegam até nós afirmando que os dados coletados dos clientes já estão seguros por conta do uso de softwares no dia a dia de trabalho. Ou ainda nos questionam se os programas utilizados não são o suficiente para que esta proteção seja garantida.
Mas, antes de continuar lendo este artigo, é preciso ter em mente que adequar-se a
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados não é sobre um software: é um
processo complexo que exige tempo, dedicação e a supervisão de um
profissional especialista para que a empresa
não corra o risco de quebrar.
A lei estabelece regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados dos usuários, independentemente do porte ou se a empresa é pública ou privada. Ou seja, se você faz a solicitação de dados às pessoas, precisa garantir segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais – que é benéfico para o seu negócio e para a relação com seu cliente.
Toda e qualquer informação solicitada deve ser clara. O usuário deve consentir e deverá estar de acordo com a finalidade de uso delas.
Cabe a empresa, também, investir em segurança para que esses dados não sejam hackeados e vazados. As sanções para o não cumprimento dessas normas vão de advertências até multa e suspensão total do funcionamento do banco de dados – algo que pode ser muito prejudicial, não é? Sobre as multas, elas podem ser simples ou diárias, sendo que as simples podem chegar até 2% do faturamento da empresa, causando um prejuízo de até R$ 50 milhões por infração.
Então, é preciso deixar de lado a ideia de que adequar-se a LGPD é algo relacionado a ter um software seguro na empresa ou ter um aviso de cookies no seu site.
A LGPD é um processo que inicia na mudança de cultura dos gestores e sobre a importância da gestão da informação.
Viu só como a adequação é necessária e exige o suporte de um especialista?
Se você tem uma empresa e precisa estar dentro dessas regras, é só entrar em contato conosco!