COMO O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PODE AUXILIAR A SUA EMPRESA A ECONOMIZAR?
06 jul
No Brasil, a carga tributária que incide sobre as empresas pode se tornar uma grande preocupação para os empreendedores. O conjunto de leis e regras que precisa ser cumprido é bastante extenso e, quando não respeitado, pode render multas e penalidades. Por isso, realizar o Planejamento Tributário é uma maneira do negócio conseguir reduzir os seus custos e, consequentemente, melhorar os seus resultados.
Através de análises, estudos e a criação de estratégias, é possível identificar as oportunidades da redução de custos tributários. Uma das ações mais importantes e necessárias é enquadrar a empresa no regime tributário correto – as opções são Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Escolher o regime correto é fundamental para que os tributos pagos estejam de acordo com o desempenho das atividades da empresa.
Outros benefícios da realização do Planejamento Tributário são:
  • Maior economia: os impostos representam 30% das receitas do negócio. Por isso, qualquer economia é sempre útil.
  • Segurança: o planejamento tributário ajuda também a eliminar os erros contábeis, evitando autuações.
  • Mais chance do negócio crescer: pagando menos impostos, a empresa terá mais recursos para investir na sua atividade principal, impulsionando o crescimento do negócio perante a concorrência.
  • Aproveitamento de incentivos fiscais: utilizar os incentivos fiscais concedidos conforme o mercado de atuação pode representar um orçamento mais saudável.
  • Regularidade fiscal: com o Planejamento Tributário, a empresa entende quais obrigações devem ser cumpridas e quais os prazos, ficando regularizado do ponto de vista fiscal.
  • Orçamento mais eficaz: ao utilizar elementos para prever mais segurança financeira para o negócio, o Planejamento Tributário permite que o orçamento anual da empresa esteja mais próximo da realidade, evitando prejuízos.
  • Maior compreensão dos riscos: com um bom Planejamento Tributário, o empreendedor passa a conhecer melhor quais os riscos e cenários que o negócio pode enfrentar no futuro.
Implementar o Planejamento Tributário, além de trazer mais segurança ao empreendedor em relação a todos os gastos, também facilita que a empresa melhore a gestão de todas as atividades que realiza, diminuindo os custos daquele empreendimento e contribuindo para o fluxo de caixa.
Realize o Planejamento Tributário da sua empresa com os nossos profissionais qualificados! Entre em contato conosco para agendar um horário.

Sobre nós

Santos e Ferrigolo

Escritório de assessoramento jurídico em Santa Maria- RS

Buscar